Translate / Traduza

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Igreja é Hospital. E daí? Expectativa e Realidade


       “Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento”. (Lucas 5:30-32)
      Já viu um Cartãozinho de Internet que afirma que Igreja não é lugar de Santo? Eu não acho nenhum deles bonitos - esteticamente - para colocar aqui e assim, vou usar minha foto preferida para estampar esta Mensagem. Mas sei que você já viu por ai, então sabe do que estou falando.
      Sei que muitas pessoas acreditam sim que na Igreja só deve ter santo. E esta não é uma exigência apenas de alguns que estão dentro das Igrejas. Muitas pessoas, conhecedoras do evangelho e que tiveram experiência negativa com alguns pseudos cristãos também acreditam e propagam isso. Só que o problema não está posto apenas fora das Igrejas.  Alguns irmãos,dentro até das Igrejas, insistem em desejar que ali só haja Santos.
      Bem, vamos parar com isso, pessoal.
      Desejar que na Igreja só tenha Santos é como exigir que no Hospital só tenha pessoas sãs. E alguém já disse que a Igreja é o Hospital da Alma. Você já ouviu por aí  que Cristo é o Médico dos médicos... Bem, de fato a Igreja é um hospital de almas, mas como toda Unidade de Saúde as pessoas ali estão em estado diferenciado de tratamento, ou seja, estágios de reabilitação diversos. Assim como não é para esperarmos que no Hospital só haja pessoas saudáveis e na igreja não tenha apenas santos, devemos entender urgentemente tanto lá quanto aqui o que importa é estarmos nos cuidando, permitindo que as pessoas autorizadas cuide de nossa Saúde. Se no Hospital as pessoas que cuidam de sua Saúde são Enfermeiros e Médicos, na Igreja são os obreiros separados para esta função.
      Bem, se entendemos que o Caminho para o Céu é na Terra, aprenderemos a dividir, caridosamente, nosso amor, nosso pão, nossa companhia e principalmente o Respeito. Respeitando-nos uns aos outros, viveremos sim um Céu na Terra e poderemos assim conhecer um mínimo de Paz entre os Homens. O importante é sim lembrarmos que cada um está em um estágio de reabilitação, mas não se deve esconder atrás da desculpa de que Igreja não é lugar de santo, para apoiar pecados prediletos. Pense nisso e viva bem.


por Elisabeth Lorena Alves

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter