Translate / Traduza

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ló e Jó, qual destes você seria?

Ló e Jó - Família, primeira Igreja


             Falemos de Família.
             Família é a primeira Igreja. Isto é certo. Como também é certo que é a primeira Escola. E sendo Escola ou Igreja, é no Lar que os componentes de uma Família vão aprender os princípios socias necessários para uma vida saudável. E, especialmente, enquanto primeira Igreja, é no seio da Família que os filhos aprenderão a exercer uma vida espiritual sadia, de respeito aos demais, de conhecimento da Palavra, de apego pessoal ao Louvor e de hábito da Oração.
             Bem, no Lar a figura do Sacerdote é atribuída ao pai. O Pai, como líder moral e espiritualda Família deve orientar e ensinar os bons costumes e o exercíco da Fé juntamente com a Esposa. Bem, mas nem sempre acontece assim. Vamos observar a vida de dois pais que aparecem na Bíblia. Ló e Jó.
             Comecemos por Ló, ou Lot. Um pai que conseguiu estabelecer o nome de sua Família entre pessoas de origem diferente da sua, tendo senso de empreendedorismo, quando separou-se de seu tio, escolheu a melhor terra para morar  e criar seus animais. Na cidade em que foi morar se tornou próspero e respeitado até pelos grandes homens, mas quanto a sua Fé, foi relapso, não conseguiu envolver ninguém com seu testemunho.  Suas filhas aprenderam a seguir outra cuktura e estavam noivas d ehomens que não tinha  a mesma fé que seu pai. O apego ao material era algo que toda a sua Família tinha. A mulher voltou-se para ver a cidade onde fora próspera, desobedecendo a ordem que recebera e acabou virando uma estátua de sal e as filhas enganarm o próprio pai.
            Jó ou Job, também foi um homem rico. Poderoso em seu tempo, querido e amado por todos, vivia plenamente sua Fé e cuidava da vida espiritual de sua Família, jamais esquecendo-se de seus filhos. Seu papel como sacerdote do lar foi pleno, pois nem mesmo na maior das adversidades, quando a doença, a fatalidade e a pobreza o cercaram, ele não deixou de crer. Mesmo perdendo os filhos, que era sua maior riqueza e fonte de seu maior cuidado, ele permeneceu firme.
           Estamos à frente de dois grandes EXEMPLOS  de vida familiar, onde todas as caracterísiticas são semelhantes, pois estamos falando de pessosas prósperas, bem quistas em seu meio social, mas que agiam, no aspecto espiritual, de forma diferente. Ló se adaptou ao meio em que vivia, Jó vivia sua fé apesar do meio em que vivia. Ló não teve um final de vida próspero, foi viver distante, justo ele que sabia fazer escolhas materiais perfeitas. Jó, pelo contrário, teve uma vida abençoada e feliz, ao lado de sua mulher e filhos. Sim, ambos passaram por situação difíceis, mas o resultado final de suas vidas foi diferente, justamente por causa da forma em que viveram fora do instante de provação em que a vida os colocou. Que possamos saber escolher qual dos exemplos seguir, para que nossa Família seja feliz e nosso Lar seja sempre um lugar onde Deus queira estar.
         


           

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter