Translate / Traduza

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Escute mais [Escutar ou Ouvir?]


               Ouvir a Palavra não é tudo. Devemos Ouvir e Esccutar a Palavra. Embora pareça redudância, estas duas palavras, que são dois verbos, Ouvir e Escutar são expedientes diferentes. Ouvir está ligado ao sua audição. Escutar está ligado a entendimento, a percepção do que alguém lhe diz. Você pode ouvir muitas vezes, mas se não parar para Escutar, colocar os sentidos alertas para entender o que ouviu, nada do que foi dito será aproveitado. E você deve estar dizendo ai que estou a ver coisas onde não existe. Tenho quase certeza... Então vamos a Etimologia? De onde vem estas duas Palavras?
              Do Latim claro. Ouvir vem de AUDIRE  e quer dizer isso mersmo:Ouvir. Já escutar, que como já disse também vem do latim, AUSCULTARE, significa Ouvir com atenção. Viu como estavamos indo bem no primeiro Parágrafo desta Reflexão?
              Bem, mas o que isso quer dizer, você pode perguntar. E eu respondo. Muitos de nós não Escutamos. Não paramos para prestar atenção quando a Mensagem vem até nós. E é por isso que algumas Mensagens vazias de significado, mas bela em Metáforas, Analogias e Hipérboles estão sempre a fazer eco em nossas vidas, pois por não escutarmos, ou seja não ouvir com atenção, acabamos a repetir, feito Eco, as palavras que os outros falam e que nada trazem de significância. Vale lembraraqui que significância é a plena significação rigorosa de uma palavra; valor. Sim. Muito do que se prega hoje, por mais belo que seja, perdeu o seu verdadeiro valor.
              Jesus falou sobre sermos Sal e não sermos insípidos e uma Mensagem sem significância pode ser totalmente palatável, mas depois o tempero vai fazer falta. E nem sempre será na hora, ainda na mesa.  O perigo é a falta de sustância fazer falta durante a caminhada. Quando não tiver onde buscar alimeto e o seu corpo (espiritual) voltar-se para o seu interiro atrás de  nutrientes necessários para sua manutenção e encontrar só gordura e açucares provenientes de carboidratos vazios. Sim, uma Palavra bonira, cheia de retórica, ungida na beleza da fala humana é como um belo prato de Lazanha ou uma linda torta de limão. Você é enganado pela cozinha com a falsa ideia de que tem vitamina C  e por isso e sadia e come e depois, vai sentir fome e se a sua Geladeira (Dispensa Espiritual) estiver cheia só de alimento inúeties, vai se entupir e nõa vai se sentir satisfeito.
              Assim como seu corpo físico vai em buscar em si mesmo nutrientes para sua sobrevivência, o seu corpo espiritual vai procurar algo aproveitável em sua alimentação anterior e se não encontra, vai usar o que tiver lá. ou seja, tu pode até ficar forte, mas vai ser um flácido espiritual. Um crente cheio de vento, mas fraco e que não suporta qualquer vento. Procure conhecer melhor a Palavra e não substitua sua comunhão pessoal com Deus por nada exterior.

           

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter