Translate / Traduza

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Não Cultive Mágoas

Pelo que já se escureceram de mágoa os meus olhos, e já todos os meus membros são como a sombra.
Jó 17:7

        Magoar-se é humano. E como estamos lidando com humanos, como nós, sujeitos às mesmas falhas e erros, ficarmos tristes com as atitudes alheias é natural. O que não é certo é colecionarmos Mágoas. Isso por saber que o  problema de guardar mágoa é que ela afeta pouco quem  nos magoa, mas fere de mais quem as coleciona. Conhece a História do Menino que quis sujar o Lençol branco? É uma Ilustração comum quando se fala em mágoa, mas é de suma importância pensar nela. Vamos ler e depois refletir?

[...] garoto chega em casa pisando forte e diz ao pai:
- Estou com muita raiva do Lucas, papai! Ele me envergonhou na escola e agora eu desejo tudo de ruim pra ele!
O pai então o leva até o quintal, com um saco de carvão e diz:
- Filho, quero que jogue os pedaços de carvão naquele lençol que está pendurado no varal, como se ele fosse o Lucas.
O filho sem entender, mas empolgado com a brincadeira, faz o que o pai pediu.
Ao final, o garoto diz estar feliz por ter sujado uma parte do lençol, como se fosse o coleguinha.
O pai então o leva diante do espelho e para a surpresa do garoto, a aparência dele era tão preta, que mal conseguia enxergar os próprios olhos. O pai então concluiu:
- Veja meu filho, o mal que desejamos aos outros é como esse carvão. Ele pôde até sujar um pouco do lençol, mas na verdade o maior prejudicado foi quem o jogou.

        Uma coisa devemos aprender com este pai sábio, que observar o resultado de nossos sentimentos é saudável. Se algo nos faz bem, continuaremos  fazendo, mas se algo nos oprime, abandonaremos e com urgência.
        Quando guardamos para nós as mágoas que deixamos nascer em nós pelas atitudes dos outros, estamos dando maior importância ao que é ruim e esquecendo de cultivar o que é bom. O Salmista disse algo que pode nos fazer pensar. Veja:

Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos. Salmo 6:7

         Sabe o que ele esta nos mostrando com isso? Está deixando claro que quando deixmaos a mágoa entrar em nós, estamos dando maior importância às situações inimigas e tornando os nossos inimigos DONOS de nossa Alma. Nosso ser se corrompe com a mágoa, pois passa a construir hipóteses malignas de vingança e em Gálatas 5:20 está posto que Deus não se agrada de quem cultiva  a Ira. Sim, a Ira é a Mágoa cultivada. Não posso ser limpo se tenho em mim marcas da mágoa. Devo, antes de me apresentar ao Senhor, limpar meu coração e permitir que o Amor de Deus limpe-me.
        Infelizmente vivemos uma época que até as Igrejas pregam a vingança, quando ficam incentivando os irmãos  a esfregar sua vitória na cara do outro. Não é uma atitude cristã. Jesus ensinou que devemos amar até quem nos faz mal. E isso não quer dizer ficar embaixo d Jugo da Maldade, que fique claro! Jesus mesmo também nos ensinou a estar longe d equem nos eprsegue. Basta olharmos para suas atitudes que aprendemos  isso.
        O verso de Jó, que abre esta Mensagem traduz claramente os malefícios da Mágoa em nossa vida: Destruição. Precismaos aprender urgentemente a  viver livres da Mágoa. E um bom primeiro passo é evitarmos aqueles que as provoca, pois se conhecemos quem nos fere  e o evitamos, exercemos a prudência, somos sábios  e permaneceremos PUROS.
        Pense nisso.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter