Translate / Traduza

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Sabedoria - Aprendendo a ser sábios

Seja Sábio


          E se tudo falhar, sendo o homem sábio, ele permanece salvo, pois o auto-conhecimento é a astucia que só os sábios possuem. 
          O Sábio, escrevendo suas memórias, nos alerta que  A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui (Eclesiastes 7:12). E este alerta, quando bem observado, pode nos dar alicerce para nossa auto capacitação. Se aprendemos a entender as quedas que a vida nos dá como meios de aprendizado, aos poucos vamos entendendo que cada dor, cada perda, cada desilusão, cada lágrima e cada partida, são elementos que fundamentam nosso aprendizado, nos tornando sábios. 
       As dificuldades vêm para todos. Cabe a cada um de nós aprendermos a olhá-las com respeito e vermos nelas o que elas podem nos ensinar. As dificuldades são como as pessoas, algumas servem para nos mostrar quais exemplos devemos seguir e outras quais atitudes não devemos repetir. Se pensarmos assim, as dores ainda virão sobre nós, ainda sentiremos a dor da despedida, ainda choraremos um osso quebrado, um tapa na cara, um tropeção,uma puxada de tapete. As dores não diminuirão de intensidade porque resolvemos ver nelas o que elas podem nos ensinar.  Mas com certeza aprenderemos a evitar  muitos problemas quando certas situações se repetirem em nossas vidas e pudermos fazer tudo diferente para termos novos resultados. Isso porque  o que certas experiências primeiro nos ensinam é que repetir atitudes querendo novos resultados não é uma prova de inteligência, ao contrário, é prova de que nada aprendemos com o que já vivemos antes.
      Minha oração hoje é para que tenhamos corações  mais sábios e, com certeza, não oro para que os problemas sejam menos e sim, para que quando eles surgirem sobre nossas vidas, tenhamos consciência de que novas atitudes geram novos resultados.
 Elisabeth Lorena Alves

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter