Translate / Traduza

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Viver é sofrer

Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. (Romanos 8:18)

Sofrer na vida todos sofreremos. Nascer, crescer e morrer envolve muito sofrimento, afinal, há dores para nós e para os outros durante estes processos. Não há como crescer sem passar por dificuldades e até o salmista afirma, no Salmos 119:71, que o sofrimento nos molda, quando disse que os que teve na vida fizeram-no aprender os decretos de Deus. Mas não só os decretos de Deus que aprendemos com o sofrimento. Aprendemos também a ser pessoas melhores. Se somos feridos pelo próximo, aprendemos que ferir é uma atitude ruim e não ferimos os outros. Se somos traídos, entendemos a dor de quem passa por esta experiência negativa e também aprendemos a não trair.
Não há possibilidade de vida sem sofrimentos, afinal ela é passageira
(Salmos 90:10) e se não aprendemos com nossas experiências, negativas ou não, passamos pelo mundo sem nada acrescentarmos e depois de nossa partida ficamos no esquecimento. Não importa quais serão nossas escolhas, se vamos investir em nossa vida espiritual ou em outros departamentos, o que interessa é que devemos viver planamente nossas escolhas e fazer com que cada uma de nossas atitudes sejam nobres e dignas de boas lembranças.
A experiência de viver é plena quando adquirimos maturidade suficiente para fazermos escolhas diferentes das esperadas. Os sofrimentos devem nos ensinar a mudar o rumo de nossas escolhas. Afinal, com o tempo aprendemos que para termos resultados diferentes são necessárias atitudes diferentes quando somos confrontados com as mesmas situações.
Sofrer não é uma escolha, é uma consequência da vida, mas há modos de eliminar muitos sofrimentos em nossos dias sobre a Terra e aqui vai um belíssimo conselho do sábio Salomão: Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento (Provérbios 21:23). Sim, maneirar em nossas palavras evita muito sofrimento. Muitas vezes somos destruídos por palavras vãs que deixamos escapar em momentos nada oportunos. Quando temos que falar algo para uma pessoa, o melhor é esperar os ânimos amainarem e a paz voltar ao relacionamento, seja ele qual for, e só depois aproximar-se com brandura e falar ao outro sobre nossas tristezas e decepções com as atitudes deste, afinal, a palavra branda desvia o furor (Provérbios 15:1).
Ainda falando de sofrimento e no mundo teremos bastante dele, seja defendendo a Palavra de Deus, seja correndo atrás de nossos sonhos, vale lembrar do salmista que encontrou força no Senhor e em sua Lei: Se a tua lei não fosse o meu prazer, o sofrimento já me teria destruído  (Salmos 119:92). Sim, se como ele, firmarmos nossos olhos na Lei do Senhor e meditarmos nela dia e noite, encontraremos consolo para nossas almas e refrigério para nossa árdua caminhada.
Que possamos mudar nossas atitudes quando o sofrimento se apresenta. Aprendermos a lidar com paciência  frente as dificuldades e maneirar  nossas palavras e atitudes acabamos por termos uma vida mais amena. Sim, diminuir o nosso sofrimento e dos outros, na maioria das vezes, requer pequenas atitudes.
Pense nisso.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter