Translate / Traduza

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Jovens - Na unção de Davi



Depois que tirou o reinado de Saul, deu-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, ele fará tudo conforme a minha vontade’. Atos 13:22

Quer ser o novo Davi e  não aceita sofrer? Tem a unção de  Davi e fica desejando que os outros vejam de pé a sua vitória? Deixa te lembrar: Davi passou quase 15 anos sendo preparado para ser rei, comeu o pão que Saul amassou com o cetro, foi humilhado, perseguido, escarnecido, traído, abandonado, desprezado pelos próprios irmãos. E isso tudo lhe aconteceu depois que o Senhor escolheu ele para ser o novo Rei de Israel, depois que ele foi ungido pelo Sacerdote e reconhecido entre os seus próprios familiares como o homem separado para administrar aquela nação. E ainda por cima, era jovem. Sim, foi na juventude que Davi foi chamado. Samuel, o Sacerdote de Israel, que estava no lugar de pastor de Davi NÃO adaptou a Mensagem Judaica para agradar o jovem Davi, pelo contrário, exigiu dele o mesmo que exigia de todos os israelitas. Davi não iniciou uma nova moda de Fé, ele seguiu os passos dos que vieram antes dele e enquanto ele obedeceu, ele foi abençoado. Veja que quando Davi cometeu seu erro com Bateseba, ele já era rei, já era adulto e não apresentou ao profeta suas desculpas, mostrando sua juventude. Ele assumiu seus erros e ficou pronto para as consequências. E estas consequências fora terríveis, seu erro deu abertura para erros maiores em sua casa. Sabe por qual motivo? Não porque Deus o castigou, MAS porque na verdade seus atos mudaram seu foco de exemplo. Até ali ele dera bons exemplos, de filho, de amigo, de esposo, de homem, de pessoa temente a Deus, de pai. Mas quando ele, deixando os costumes do rei, de ir com seus soldados à Batalha, em tempo de guerra, ficou no Palácio e conheceu Bateseba, seus atos, todos públicos, todos espalhados pelos corredores de seu lar pelos lábios de todos, acabaram por se tornar um exemplo negativo e as decisões que ele tomou para impedir que eles escapassem de suas mãos. É sempre assim, quando a pessoa tenta apagar os rastros de seus atos, acaba criando novos problemas. 
Mas se estamos falando da unção de Davi, parece incoerente falarmos de seus pecados, uma vez que ele não foi escolhido para isso, mas para liderar o povo do Senhor no lugar de Saul. É verdade. Só que lembrarmos que os atos de uma pessoa determina seu futuro é ainda tema desta nossa meditação. Isso por sabermos que os jovens que hoje se dizem ungidos pela mesma unção de Davi também envelhecerão. E como serão no futuro? Cometerão pecados como o do rei ou saberão manter-se puros, prontos para darem continuidade em seu ministério de forma a agradar sempre a Deus? Serão exemplos apenas positivos de jovens que enfrentaram dificuldade e se sentiram fora de época por terem que seguir a Palavra de Deus, ou serão velhos que se adequarão aos desejos carnais, aos anseios da Juventude, as modas de seu tempo?
Davi foi um jovem irrepreensível. E nossos jovens hoje podem dizer mesmo de si? De suas atitudes?
E nossos líderes? Que tipo de exigências têm feito aos jovens atuais? Estão cobrando responsabilidade para o cumprimento das Ordens Divinas ou estão adaptando o Evangelho para trazer mais jovens para a Casa do Senhor?
Tanto aos líderes quanto aos jovens fica a pergunta: Viver na unção de Davi e se tornar Saul é certo? Ou viver de forma a agradar a Deus é o que temos que fazer hoje?
Está na força de Davi? Quantos Golias tem enfrentado? Quantos filisteus têm vindo contra você? Quantas batalhas estão ganhando com estratégia e inteligência? Quanto tem orado? Quanto tem meditado na Palavra?
São perguntas que devemos responder a nós mesmos e diante destas respostas adequarmos nossa conduta de modo a sermos como Deus espera que sejamos e não igual ao Mundo.

Davi, mesmo quando errou, mudou de atitude, assumiu seus erros, Saul diferente dele, culpava a todos por suas péssimas escolhas.
Preste atenção se suas palavras e se seus sonhos estão lhe aproximando mais do perfil de Saul ou de Davi. Se estais agindo como Saul e ainda responsabilizando os outros por causa de suas péssimas escolhas, seu ministério será rejeitado pelo Senhor. Se está agindo como Davi e quando erra, arrepende-se e deixa, sem culpar outros por seus erros, conserte-se imediatamente e seu ministério será honrado por Deus.
Seja sim um jovem na unção de Davi, mas lembre-se que estando debaixo desta unção precisará honrar aqueles que estão acima de seu ministério, pois não se chega ao topo sem começar pelos primeiros degraus e sem passar por dificuldades.
Pense nisso e viva bem.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter