Translate / Traduza

sábado, 12 de setembro de 2015

Jovens - Na Unção de Estevão



Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. (I Coríntios 11:1)
Introdução
             Vamos começar pelo fim. O JOVEM Estevão foi morto por pedradas por ser Testemunha do Evangelho de Salvação. E por qual motivo começar pelo fim? Simplesmente porque muitos estão se dizendo que estão debaixo da Unção de Estevão e estão recebendo sobre suas vidas  Profecias nas quais ficam felizes de saberem que o melhor de Deus está por vir.
             Para Estevão o melhor de Deus foi a Salvação, foram os dias em que ele esteve auxiliando os necessitados, estendendo as mãos à quem tinha sede e fome, dividindo o que a Primeira Igreja arrecadava. Sim, o Ministério de Estevão começou em amor.
            Estevão está enquadrado no perfil dos heróis da Fé, embora seu nome não esteja lá. E não se fala nas caraterísticas da maioria dos heróis da fé, simplesmente porque elas não se adequam ao Evangelho que conhecemos hoje. As pessoas não suportam imaginar que para viver para Deus terão que  abandonar de fato sua vida e sonhos e sofrer pela fé diversos tipos de dores.

Vamos conhecer melhor o Jovem Estevão?

           Estevão está na Galeria da Fé, mas consta entre aqueles que passaram pelo fogo, passaram pela espada, foram torturados,  experimentaram escárnios e açoites,  cadeias e prisões., foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados, andaram errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra (Hebreus 11:33-39). O mais lindo disso é que ele era um dos que viveram neste Mundo, mas que de tão nobre que eram, não estavam em seu lugar, pois este Mundo, segundo o escritor aos Hebreus, não era digno dele (v.38). Que belo testemunho!
            E por qual motivo? Ora, por ser uma pessoa íntegra. Estevão foi um dos 7 varões escolhidos para lidar com as pessoas que necessitavam de suporte, homens honrados em que prevaleciam três principais características: eram de boa reputação, eram homens sábios e eram cheios do Espírito Santo. E Estevão, em particular, era conhecido pelo seu zelo pela Palavra e pelo amor que tinha aos demais e por isso ele foi um dos escolhidos.
           Sendo um homem cheio do Espírito Santo, diz a Bíblia que Estevão, através de sua vida de Fé e Oração, fazia Prodígios e muitos sinais aconteciam por onde ele passava. E os jovens "levantados" hoje na unção de Estevão que vidas têm transformado? Quais são os sinais desta unção tão especial em suas vidas e na vida de outros? Até onde podem provar sua Fé? Estevão foi provado até a morte e não uma morte qualquer, mas por apedrejamento. Onde está o Poder de Deus sobre sua vida? As pessoas percebem em seus atos o Poder de Deus? Reconhecem em sua vida a Autoridade que havia na vida de Estevão? Se sim, Deus seja eternamente louvado. Mas se a resposta for não, você precisa avaliar não só sua vida, mas também sua pretendida unção.
             Quanto a Estevão, sendo um homem sábio, as pessoas não tinham argumento contra a sua Fé e não podiam rebater suas Palavras. Quando ele acusou os judeus de erem duros de coração e não aceitarem a Verdade, ele não agiu de forma errada, na verdade ele demonstrou total conhecimento da Palavra de Deus para apresentar aos homens suas falhas e trazer luz à vida deles, mas eles rejeitaram. Rejeitaram sim, mas não puderam combater suas palavras com Verdade, pois eles estavam mesmo errados e não havia argumento para combater os fatos apresentados por Estevão. E você que está sob a unção de Estevão, tem conhecimento suficiente para combater o pecado de alguém, de modo que ele não possa desmentir suas palavras? Tem leitura da Bíblia suficiente para falar sobre as Verdades que nela há?
            Ainda  falando de Estevão, observemos sua reputação. Afinal sendo um homem de reputação ilibada, para ser condenado, depois de sua prisão, diz a Bíblia que foram usados falsos testemunhos e que estes foram comprados pelo juri que o condenou à Morte. Então vejamos você que está debaixo da unção de Estevão. Suas atitudes são corretas? Olhando seu modo de agir e de falar não há condenação em você contra sua própria vida? como você cuida da sua reputação? Se fosse levado à presença de um Juri, suas atitudes lhe absolveria ou lhe condenariam? Caso um Juri corrupto quisesse condená-lo, precisaria também de comprar falsas testemunhas? São perguntas que devem ser respondidas imediatamente, mas só a você mesmo. Não é necessário expor sua vida, afinal isso seria criar provas contra você mesmo e isso não é bom no ponto de vista jurídico ou cristão. As conversões pessoais, que acontecem depois que tornamos pública nosso desejo de sermos Servos de Deus, devem sempre ser em situações privadas, afinal, são elas a comprovação de que há intimidade entre nós e Deus.
             E por último, ainda analisando o perfil de Estevão, era um homem cheio de amor. E este não se manifesta só em suas atividades iniciais, voltadas ao assistencialismo, ou melhor, sue Ministério Pessoal de Caridade, afinal, ele foi escolhido para este Serviço justamente por ser amoroso. Só que a maior prova de Amor ao próximo que Estevão deu, aconteceu em seus momentos finais, quando ele foi Imitador de Cristo e como o Mestre, perdoou aqueles que o acusaram, julgaram, condenaram e estavam lhe matando, quando disse, de joelhos, Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu  (Atos 7:60). Sim, este perdão em seu pior momento, mostra-nos que Estevão não só os perdoou, como se quer teve rancor deles, pois para aquele jovem Mártir, aquelas pessoas eram carentes de conhecimento, não possuíam conhecimento básico da Verdade que ele pregava e não tinham alcançado a maturidade espiritual a que ele tinha chegado.

Concluindo

              Em um momento especial, Estevão viu os céus abertos, viu o Senhor ao lado do Pai e Sua Grande Glória e deu testemunho disto em seus últimos minutos de vida, mesmo já condenado à Morte, não se negou a clamar em alta voz o que via e aqueles que o condenavam, taparam seus ouvidos, agora de forma física e não metafórica, tiraram-no da cidade e o apedrejaram como se fazia à um blasfemo.
            Sendo Estevão, um jovem cheio do Espírito Santo, com reputação imaculada, possuidor de um amor descomunal e além destas qualidade, um homem sábio, percebemos que é de pessoas como ele que a Igreja necessita, MAS infelizmente não é neste perfil que pensa quando se "profetiza" sobre os jovens a "Unção de Estevão", tanto é que logo depois se acrescenta que "seus inimigos verão sua Vitória de pé"  e que o aplaudirão. Não pode ser sob a unção de Estevão, pois este não viu ninguém aplaudir sua vitória. Pelo contrário, sua última experiência humana foi exatamente aqueles que se fizeram inimigos seus por causa do Evangelho de Cristo, levarem-no ao Julgamento e Condenação à Morte. Jesus foi o único que se levantou para assistir o "adormecer" de seu grande Soldado e, com certeza, o Mestre não era inimigo de Estevão.
           Temos sim necessidade de outros soldados e servos como o jovem mártir Estevão, mas infelizmente poucos querem para si esta Unção afinal, não querem assumir as Responsabilidades e Consequências que vem com ela..



Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter