Translate / Traduza

domingo, 11 de outubro de 2015

Analisar não é julgar?

[...]
E o que é examinar os frutos?


Jesus não condena que avaliemos as outras pessoas. Discernir entre certo e errado é o que te faz uma pessoa justa e melhor. Podemos sim discernir as pessoas que praticam a justiça e os que trilham o caminho do erro.
Até para levar a Palavra devemos observar mesmo, às vezes estamos tentando semear em chão cimentado, algumas pessoas estão afastadas de Deus por sua própria escolha  e ficarmos insistindo neles, deixando para trás corações sedentos da Água da Vida: Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem (Mateus 7:6)
Quanto a profetas e doutrinas, eis o que a Bíblia fala: Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? (Mateus 7:16), ora como vou saber se um fruto é bom se não observar bem?

E quando encontramos erros entre os de nossa fé, que seja julgado pelos de nossa Casa, veja: Para vos envergonhar o digo. Será que não há entre vós sequer um sábio, que possa julgar entre seus irmãos?  (I Coríntios 6:5). E para que julguemos algo deve-se examinar bem nas mínimas coisas, pois como disse Paulo se julgaremos os anjos, porque deixamos as coisas desta vida (I Coríntios 6-3)?

Para o bom andamento é necessário sim o Julgamento

Como resolver os problemas sem ir até a raiz dele? Sem conhecer o que motivou certas atitudes como impedir que certos erros se repitam?
Se não observarmos os detalhes julgamos por aparência e não em retidão: Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo (João 7-24) e assim fazendo não há de fato justiça, pelo contrário estaremos sendo injustos.
Quando vemos certos movimentos que achamos estranhos devemos observar, Paulo disse que devemos examinar tudo e só guardar o que é bom (I Tessalonicenses 5 -21), mas também devemos examinar as coisas espirituais, não somos ovelhas sem Pastor, ele nos  deixou esta recomendação através dos apóstolos:  Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo (I João 4-1).


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter