Translate / Traduza

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Dia de Finados - Como agir

Bom  dia.
No Brasil hoje estamos vivendo o Dia de Finados. Por costume (cultura) e por saudades, algumas pessoas vão aos cemitérios para lembrarem daqueles que já partiram. Algumas religiões dedicam orações aos mortos. O povo evangelico não o faz.
Não faz e critica quem o faz. Não importando se fere ou não alguém com suas palavras. As datas têm o poder de mudar comportamentos e abrem comportas psicológicas, tanto é que nos dias de Natal e Ano Novo os desconhecidos - e os desafetos - confraternizam solidários em todos os lugares, cria-se um clima de amizade, que só acontece pela proximidade das datas festivas.
Com o dia de finados, para quem guarda a data, não é diferente. A proximidade da data faz com que alguns vão dias antes ao cemitério preparar os jazigos para que os demais parentes possam recordar do ente querido em um ambiente mais limpo.
Respeito quem guareessa data. Não sou hipócrita, sei que a morte é o caminho de Todos os vivos. Não costumo ir ao cemitério... As poucas pessoas que vi partir estão t espalhadas por lugares (Estados) distantes de mim. E, em minúsculas caixinhas em depósitos funerários... A lembrança e o respeito, o amor e a saudade, seguem comigo.
E por qual motivo falo sobre isso hoje? Só para lembrar aos nossos leitores - independente de guardarem ou não essa data - que não podemos andar na contramão dos ensinamentos de Jesus. Nossa única obrigação hoje é abraçar quem chora por alguém que partiu, não esquecendo que o luto é uma fase de aceitação, que dura tempo diferente para cada um que perde um ser amado, no entanto, a saudade é companheira fiel do que fica e deve ser respeitada...
Pense bem, pergunte-se como Jesus agiria se hoje encontrasse alguém sofrendo por quem já partiu. Coloque-se no lugar de quem chora, como Jesus se colocou quando chegou ao túmulo de Lázaro e encontrou os amigos e as irmãs do morto chorando. Jesus trazia a resposta para aquela situação, mas não chegou lá zombando da dor de ninguém, ele sofreu com eles e, só depois fez o Milagre.

Volte seus olhos de amor ao próximo que hoje sofre com a saudade... E se você veio aqui atrás de consolo, sinta-se querido, nós realmente temos outro tipo de visão desse dia, só que em respeito à sua dor e à sua fé, abraçamos sua vida em oração e com amor. Sinta-se bem...

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter