Translate / Traduza

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

É Natal, eu estou triste... Estou errada?

Muitas pessoas ficam triste nos dias que antecedem o Natal. As angústias, os pesadelos, as desilusões amorosas, o luto e a solidão não seguem um calendário humano.  Tudo o que acontece ao ser humano está ligado ao homem e não às datas.  Somos nós que fixamos as dores e as ligamos a determinados eventos  - festivos ou não.  Só que sentir dor, saudades, medo e desespero com a chegada de certas datas é  menos estressante do que no Natal. No Natal parece que ninguém pode ser infeliz, parece que é uma agressão pessoal. E não é.
Agressão pessoal é eu desrespeitar a dor do próximo só por ser Natal. É mais que agressivo, é incoerente. Estamos comemorando o Aniversário de Jesus, que é o símbolo maior do Amor, pois o Amor é Sua verdadeira essência e, agimos de forma contrária aos exemplos que Ele deixou?
Se alguém está triste, mesmo sendo o Natal, console-o, entenda-o, ouça-o. Sim.  Pare, dedique um tempo a esta pessoa que está perto de você e sequer consegue disfarçar a dor. Lembre-se da atitude de Jesus, quando encontrou as irmãs de Lázaro chorando, de luto pelo irmão que se fora. Jesus tinha a resposta para a dor e o desespero delas, mas antes Ele ouviu as queixas delas, deu-lhes oportunidade de exteriorizar sua dor, contar-lhes sobre a angústia que as oprimia.  E só depois de compartilhar as lágrimas e a dor que elas sentiam, Ele agiu...
E se por acaso o triste é você, esqueça seus medos de ser interpretado de forma equivocada, entenda que para ser curado de suas dores, será preciso antes exteriorizar o que te aflige... Eu poderia dizer que você deve contar seus problemas só para Deus, mas não vou ser hipócrita e nem incoerente com a Palavra de Deus. Usando as mesmas personagens bíblicas, vou mostrar que o mesmo Jesus, maravilhoso conselheiro, eterno e divino, ia à casa de Lázaro e suas irmãs, quando precisava de amigos. Achou pouca a referência,  lembre-se de Davi e Jônatas, estavam sempre em contato, principalmente quando Davi precisava de ser ouvido, entendido e acompanhado. Então, se qualquer problema te angustia quando chega o Natal, procure uma pessoa amiga, que entenda suas tristezas e converse. Assuma que essa data lhe tira o chão por tudo o que representa e, depois de uma choradeira reconfortante, agradeça a Deus, em uma oração de paz, pelos amigos fiéis e, agora, mais leve, lembre-se do Aniversariante e diga-lhe o quanto é grato pela Salvação de sua alma e pela certeza que um dia irá encontrá-lo e abraçá-lo, festejando pessoalmente o Natal.

Feliz Natal.

Por: Elisabeth Lorena Alves

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter