Translate / Traduza

domingo, 19 de março de 2017

Ensinar e Repreender com amor

Jesus é amor. Ele amava as pessoas, procurava estar com elas. Há várias referências de Jesus em meio às pessoas e, seu primeiro milagre ocorreu em uma festa.
O ministério de Jesus foi todo envolvido de amor, dedicação e afeto. Mas Jesus sabia que amor sem conselho, sem exortação não é saudável. E por isso, ele elaborou cada um de seus discursos com parábolas que ensinavam seus seguidores. A Parábola da Ovelha perdida é uma exortação sobre como se deve andar. Se, como as 99 ovelhas, obedecemos o Pastor e seguimos seus ensinamentos, por certo não seremos aniquilados pelo mal, pela solidão,  pelos sentimentos que nos afastam do Amor e dos cuidados de Deus. E se trouxermos essa história para a nossa vida cotidiana, podemos utilizá-la para limitar nossas ações. Se evitamos o caminho da calúnia, da mal fama, dos dizeres negstivos, por certo, não encontraremos problemas sérios. E essa lição não é uma forma de nos exortar, de nos prevenir para que não caiamos em erros?

E seu encontro com a mulher adúltera?
Os homens encontraram a mulher em pecado, levaram-na a presença de Jesus e ele olhou para ela com amor, socorreu-a, usando contra os que acusavam-na os seus próprios pecados e, depois que eles sairam, revoltados e envergonhados, o Mestre liberou-a, não antes de exortá-la: "Vais e não peques mais".

O que aprendemos com isso?
Ora, que amor, sem regras e sem exortação, não funciona. Ou entendemos que devemos exortar com amor, ou acabaremos criando, ao longo de nossa caminhada, pessoas doentes.
Sei, é necessário Ensinar. Jesus ensinou, com amor. É necessário também exortar, e Jesus nos ensinou a fazermos isso sem JULGAR. Ele nos ensinou a aconselhar com Amor. Se aprendermos a agir assim, muitos serão salvos.

Pense nisso!
Boa Semana!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter